fbpx

A cultura e o Dia Nacional da Filantropia

A filantropia no Brasil tem tradição nos setores da saúde, educação e assistência social. Mesmo assim, não podemos afirmar que exista uma forte cultura de doação no Brasil. Conheça alguns bons exemplos de filantropia no setor cultural

Neste 20 de outubro de 2020, pela primeira vez o Brasil celebra o Dia Nacional da Filantropia. Instituída pela Lei nº 13.925, de 4 de dezembro de 2019, a data surgiu a partir de esforços do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas para dar destaque e visibilidade a atuação das mais de 11 mil organizações filantrópicas que atuam no país.

A filantropia no Brasil tem uma grande tradição no setores da saúde, educação e assistência social. Mesmo assim, não podemos afirmar que exista uma forte cultura de doação no Brasil. Segundo o último Índice Global de Solidariedade, publicado em 2018, o Brasil ocupou o 122º lugar no ranking geral entre 146 países (fonte: Charities Aid Foundation – CAF). O volume de doações em 2018 chegou a R$ 13,7 bilhões, apenas apenas 0,23% do PIB brasileiro.

O exemplo americano de fomento à arte

A rica produção cultural no Brasil pode ser indutora de uma grande mudança de atitude quando o assunto for filantropia. Quem sabe a história americana recente possa servir de inspiração ao empresariado brasileiro. Os EUA experimentaram o surgimento de uma tradição de filantropia associada à ação cultural. Os milionários Lincoln, Ford, Carneggie, Guggenheim, Rockefeller, entre outros usaram parte de suas fortunas para criar e manter fundações e programas culturais.

No Brasil, o exemplo mais emblemático é do Museu de Arte de São Paulo, o MASP. Entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país.

Unicultura e seus projetos transformadores

No Paraná, a ONG Unicultura impulsiona a cultura com projetos que por meio da formação cultural promove o crescimento humano. Vamos conhecer alguns projetos 


Bravíssimo e a música clássica no interior do Paraná

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal com patrocínio da Frimesa, Lar Cooperativa Agroindustrial e Fertipar, o projeto Bravíssimo fomenta a música clássica instrumental no interior do Paraná.

A partir da compra do primeiro piano de cauda da cidade de Medianeira, o projeto oferece uma programação anual de concertos didáticos. Entre os objetivos estão estabelecidos estão oferecer uma nova proposta cultural e a formação de plateia. A próxima etapa do Bravíssimo tem como meta criar o Conservatório de Música da Cidade.

Veja como apoiar o Bravíssimo

A tradição, diversidade e beleza do Festival Folclórico de Etnias do Paraná

Em 2021, o Festival realizará sua 60ª edição. O Festival Folclórico de Etnias apresenta às ricas tradições e manifestações populares dos diferentes povos presentes no Paraná. Em duas semanas de apresentações no Teatro Guaíra e pelas ruas de Curitiba, o público tem contato com a dança, música, canto, histórias, cores e o brilho de cada etnia.

Veja como apoiar o Festival Folclórico de Etnias do Paraná

Sobre nós

A UNICULTURA nasce em 2008 da inspiração de uma pergunta: Por que mesmo com tantas reflexões filosóficas ainda repetimos as mesmas práticas, geração após geração? E como saímos deste ciclo? “Transpirando” Arte e Cultura. 

Posts recentes

Siga-nos