Neste 20 de outubro de 2020, pela primeira vez o Brasil celebra o Dia Nacional da Filantropia. Instituída pela Lei nº 13.925, de 4 de dezembro de 2019, a data surgiu a partir de esforços do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas para dar destaque e visibilidade a atuação das mais de 11 mil organizações filantrópicas que atuam no país.
A filantropia no Brasil tem uma grande tradição no setores da saúde, educação e assistência social. Mesmo assim, não podemos afirmar que exista uma forte cultura de doação no Brasil. Segundo o último Índice Global de Solidariedade, publicado em 2018, o Brasil ocupou o 122º lugar no ranking geral entre 146 países (fonte: Charities Aid Foundation – CAF). O volume de doações em 2018 chegou a R$ 13,7 bilhões, apenas apenas 0,23% do PIB brasileiro.
O exemplo americano de fomento à arte
A rica produção cultural no Brasil pode ser indutora de uma grande mudança de atitude quando o assunto for filantropia. Quem sabe a história americana recente possa servir de inspiração ao empresariado brasileiro. Os EUA experimentaram o surgimento de uma tradição de filantropia associada à ação cultural. Os milionários Lincoln, Ford, Carneggie, Guggenheim, Rockefeller, entre outros usaram parte de suas fortunas para criar e manter fundações e programas culturais.
No Brasil, o exemplo mais emblemático é do Museu de Arte de São Paulo, o MASP. Entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país.
Unicultura e seus projetos transformadores
No Paraná, a ONG Unicultura impulsiona a cultura com projetos que por meio da formação cultural promove o crescimento humano. Vamos conhecer alguns projetos
Bravíssimo e a música clássica no interior do Paraná
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal com patrocínio da Frimesa, Lar Cooperativa Agroindustrial e Fertipar, o projeto Bravíssimo fomenta a música clássica instrumental no interior do Paraná.
A partir da compra do primeiro piano de cauda da cidade de Medianeira, o projeto oferece uma programação anual de concertos didáticos. Entre os objetivos estão estabelecidos estão oferecer uma nova proposta cultural e a formação de plateia. A próxima etapa do Bravíssimo tem como meta criar o Conservatório de Música da Cidade.
Veja como apoiar o Bravíssimo
A tradição, diversidade e beleza do Festival Folclórico de Etnias do Paraná
Em 2021, o Festival realizará sua 60ª edição. O Festival Folclórico de Etnias apresenta às ricas tradições e manifestações populares dos diferentes povos presentes no Paraná. Em duas semanas de apresentações no Teatro Guaíra e pelas ruas de Curitiba, o público tem contato com a dança, música, canto, histórias, cores e o brilho de cada etnia.