Trupe da Saúde cria plantão de atendimento on-line

Abertas ao público em geral, videochamadas podem ser agendadas por Whatsapp

Entre as dezenas de desafios que surgiram com a pandemia, o distanciamento social é um dos fatores que ganhou maior repercussão no nosso dia-a-dia, limitando as formas como costumávamos nos relacionar com o próximo. Porém, com o passar do tempo, estamos conseguindo nos adaptar e reinventar o modo como estas interações podem ser retomadas e, para isso, a internet é uma grande aliada. A Trupe da Saúde também encontrou nas telas uma forma de se manter conectada com o público e vem, gradativamente, aumentando a sua presença na rede. A última novidade é o “Plantão da Trupe”, que garantirá encontros calorosos e exclusivos com a turma de palhaças e palhaços de Curitiba por videochamadas.

O novo projeto reserva algumas horas do dia, todas as semanas, para que o público possa interagir de maneira on-line com a Trupe da Saúde. Para garantir o encontro é preciso entrar em contato e marcar um horário via WhatsApp (41 99500 2925). Após uma conversa prévia, será enviado um link de acesso para a chamada com uma dupla especial e com tudo o que a arte da palhaçaria e uma boa prosa podem trazer.

Palhaçaria para todos

O “Plantão da Trupe” é uma extensão do projeto “Tô te esperando na janela”, que começou a ser realizado logo no início da crise sanitária do COVID-19, quando o grupo ficou impedido de visitar presencialmente os hospitais. Desde então, voluntários das unidades de saúde atendidas pela Trupe ajudaram a dar continuidade às interações com os pacientes através de um tablet, por meio do qual os artistas conseguem fazer visitas virtuais àqueles que estão passando por momentos delicados.

O diferencial do Plantão para os trabalhos já realizados nos ambientes hospitalares é que, agora, a Trupe da Saúde pode encontrar-se com qualquer um que esteja precisando de uma pitada de humor para dar mais leveza à vida.

Segundo o diretor artístico do projeto, Hique Veiga, não é preciso ser paciente ou possuir qualquer vínculo com os hospitais para receber o atendimento, a Trupe estará disponível também para o público em geral. “Com a questão do isolamento e das medidas restritivas, sabemos que os problemas relacionados à saúde mental têm se agravado entre a população. Vemos que as nossas casas se assemelham muito aos espaços restritivos dos hospitais, onde não se pode receber visitas e as pessoas ficam limitadas a um único lugar. Por isso queremos dar acesso a todos que possam se identificar com essa situação e atender pessoas e famílias, independente das circunstâncias ou onde elas estiverem”, conta.

Trajetória
A Trupe da Saúde atua com uma equipe de palhaças e palhaços profissionais que, por meio da interação e da relação com pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, busca provocar uma mudança no ambiente hospitalar. Cerca de 360 mil pessoas já receberam o carinho e atenção dos artistas, mas o trabalho do grupo vai além. Eles também estão nos palcos, realizando espetáculos e palestras, além de continuamente procurar expandir seu horizonte no ambiente virtual.

No blog da Trupe, a vivência do grupo ganha novos contornos e olhares, abrindo espaço para a voz dos artistas. Outras formas de interação com os pacientes e público também surgiram nos últimos anos: a live mensal “Sala de Espera”, o podcast “Trupecaste” e o programa de bate-papo com convidados especiais “Pano pra Manga”, além de vídeos periódicos que fazem parte dos diversos canais de comunicação estabelecidos com a comunidade.

Realização
A Trupe da Saúde é possível graças ao apoio de empresas que, por meio da lei de incentivo federal, destinam recursos para a manutenção do trabalho desenvolvido pelos artistas. A coordenação fica por conta da Universidade Livre da Cultura (Unicultura), organização não-governamental sediada em Curitiba.

Serviço:
“Plantão da Trupe”
Reservas via WhatsApp: 41 99500 2925
https://trupedasaude.com.br/
Redes sociais da Trupe da Saúde:
https://www.facebook.com/TrupeDaSaude/
https://www.instagram.com/trupedasaude/

LEIA TAMBÉM: Monja Coen divide sabedorias budistas e experiências de vida no primeiro “Pano pra Manga”

Sobre Nós

A UNICULTURA nasce em 2008 da inspiração de uma pergunta: Por que mesmo com tantas reflexões filosóficas ainda repetimos as mesmas práticas, geração após geração? E como saímos deste ciclo? “Transpirando” Arte e Cultura. 

Posts recentes

Siga-nos