De 01 a 15 de novembro, cidade terá apresentações musicais, ópera, teatro, festival de cinema, arte urbana, dança e palhaçaria
Durante duas semanas a cidade de Medianeira se torna a capital cultural do Paraná. O município da região Oeste receberá mais de uma centena de artistas e profissionais de espetáculos para uma série de apresentações das mais diversas linguagens culturais. Realizado pela ONG Unicultura, o Festival de Medianeira ocupará diferentes espaços da cidade com música clássica, teatro, ópera, dança, cinema e artes visuais. A programação completa está no site https://festivaldemedianeira.com.br/
Idealizador do evento, Ricardo Trento conta que a principal missão do Festival de Medianeira é ampliar a oferta de cultura fora do circuito tradicional. “Queremos que outras regiões tenham acesso constante a uma agenda cultural de qualidade”, afirma Trento.
Para isso, Ricardo acionou sua agenda e convocou artistas que já fazem parte de projetos consagrados da Unicultura como o Fazendo Arte, Trupe da Saúde, o festival de cultura italiana Mia Cara e o Bravíssimo Concertos, que já acontece em Medianeira há dois anos.
“É preciso trabalhar cada vez mais na formação de plateia para que o setor cultural gere mais postos de trabalho e divisas para o nosso estado. Hoje são mais de 5 milhões de pessoas trabalhando no setor em todo o Brasil”, lembra.
Destaques da programação
A mostra de cinema “Giallo, a Cor do Suspense” é um dos grandes destaques da programação do Festival de Medianeira. Com curadoria de Antonio Cava, entre os dias 1º e 11 de novembro, a mostra reúne no Auditório Sesc Medianeira 13 filmes de diretores italianos como Mario Bava, Dario Argento e Umberto Lenzi, entre outros, que criaram a mitologia do sub gênero de suspense e terror.
No dia 08 de novembro, G2 Cia. de Dança formado por bailarinos que atuaram no Balé Teatro Guaíra sobe ao palco CPC Arandurá para apresentar o espetáculo Inspirado em “O Quebra-Nozes”, “La Cena”.
As artes visuais e o cuidado com o patrimônio estarão presentes no Colégio Estadual Cívico Militar Tancredo Neves com o projeto Fazendo Arte. De 7 a 11 de novembro, acontecem oficinas para estudantes com as artistas plásticas Janete Mehl e Mariê Balbinot.
No dia 10 de novembro, a arte da palhaçaria da Trupe da Saúde leva alegria e diversão para a Maternidade de Medianeira, para o Lar dos Idosos e o Instituto dos Surdos.
A ópera também terá espaço no Festival de Medianeira com a apresentação da La Traviata, de Giuseppe Verdi, nos dias 10 e 11 de novembro.
Dias 13 e 14 de novembro, o projeto Bravissimo Concertos retorna com apresentação do premiado coro masculino Ottava Bassa.
A programação ainda reserva, dias 14 e 15, o espetáculo teatral Mirandolina, do autor italiano Carlo Goldoni. A direção fica a cargo de Edson Bueno com iluminação de Beto Bruel e atuações de Ingrid Bozza, Leo Campos, Cesar Almeida, Luciano Maccio e Robysom Souza.
Serviço:
Festival de Medianeira
Data: 29/10/2022 a 15/11/2022
Entrada Franca
Programação completa e informações sobre ingressos no site https://festivaldemedianeira.com.br/