INGRESSOS GRATUITOS
CPC Arandurá
Av. Brasil, 899-1029 – Centro, Medianeira – PR
Autor: Giuseppe Verdi
SINOPSE: “La Traviata”, uma ópera de Giuseppe Verdi, é uma trágica história de amor ambientada na vibrante sociedade parisiense do século XIX. Violetta Valéry, uma cortesã sofisticada e encantadora, se apaixona pelo jovem nobre Alfredo Germont. No entanto, o amor deles enfrenta desafios sociais e familiares, especialmente quando o pai de Alfredo intervém, forçando Violetta a tomar uma decisão dolorosa entre seu amor e seu senso de dever. Com sua emocionante música e drama intenso, “La Traviata” continua a cativar o público com sua profundidade emocional e beleza atemporal. A montagem conta com figurinos do acervo do Centro Cultural Teatro Guaíra – Criação para Obra Òpera Traviata de Eduardo Giacominni.
Ficha Técnica:
Soprana: Ornella de Luca (Violetta)
Tenor: Renato Cordeiro (Alfredo)
Barítono: Douglas Hahm (Giorgio Germont)
Piano: Matheus Alborghetti
Regente do coro: Cleci Luft
Autor: Giacomo Puccini
SINOPSE: La Bohème é uma ópera em quatro atos de Giacomo Puccini, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado no romance de Henri Murger, intitulado “Cenas da vida da Boemia”, que conta a história da vida parisiense (ao mesmo tempo alegre e difícil), de artistas no início do século XIX. A peça musical retrata a vida de quatro jovens artistas e boêmios, para quem a falta de dinheiro é compensada com a abundância de ambições, sonhos e paixões, destacando-se a amizade. É este conjunto de sentimentos que serve de enredo à história do poeta Rodolfo que encontrará o amor em Mimì, uma mulher frágil e que sofre de tuberculose; enquanto isso, o pintor Marcello é torturado de ciúmes pela irresistível Musetta, cujo coração também é disputado por outro homem. Há momentos leves, engraçados e divertidos na forma de retratar a convivência desses jovens e o modo com lidam com os problemas que devem enfrentar no dia a dia, como a fome, o frio e falta de dinheiro, além de reflexões sobre a doença e a morte.
O GRUPO: O grupo musical La Bohème é formado por um quarteto de cordas e piano, sob a regência do maestro Roberto Ramos, possuindo grande experiencia em espetáculos de opera, participando de diversas montagens, reduções de operas e apresentações de arias de Madame Buterfly, Carmen, A Flauta Mágica, Las Bodas de Figaro, El Barbero de Sevilla, La Boheme, entre outras. Além dos instrumentistas, o grupo é formado por 4 cantores de renome nacional e/ou internacional, destacando-se por suas participações em diversos concertos e recitais.
Ficha Técnica:
Direção artística: Oksana Paludzyszyn Meister
Direção musical e Regência: Roberto Ramos
Soprana: Ornella De Lucca (Musetta)
Soprana: Masami (Mimi)
Tenor: Vitorio Scarpi (Rodolfo)
Barítono: Douglas Hahn (Marcello)
Maestro e Direção Musical: Roberto Ramos
Pianista: Matheus Alborghetti
Violino I: Morgana Schwedler
Violino II: Oksana Paludzyszyn Meister
Viola: Anadgesda Guerra
Violoncelo: Maria Montano
Autor: Claude Debussy
Sinopse: Apresentações divididas em duas partes, a primeira parte com apresentação de seleção de Árias, duos e Coros de Óperas, como Carmen, de Bizet, e Faust, de C. Gounod. Na segunda, a encenação da Cantata Sacra “L’enfant Prodigue” ( O Filho Pródigo) do compositor francês Claude Debussy, ao piano, solistas e ballet.
O GRUPO: COPERARTE – Cooperativa de Arte e Cultura do Sudoeste do PR – Francisco Beltrão foi fundado em dezembro de 2014, com objetivo principal de planejar e executar projetos culturais, mas também fomentar e incentivar os cooperados, a fim de criar ferramentas para o seu desenvolvimento, capacitação, bem como contribuir para o fomento da cultura em todas as suas áreas artísticas. Nestes períodos, a cooperativa já desenvolveu inúmeros projetos, destacando alguns: Festival Internacional de música (desde 2013 ininterrupto na XI edição), Festival Nacional de Teatro – Dois Vizinhos (2017), Mostra Literária do Sudoeste do Paraná (2017), Livro “Os Dez Sudoestes” de Jorge B. Lacerda (2018), Shows Ítalo/Brasileiro (2018), Concerto “Fantasma da Ópera” (2018), dentre outros, ultrapassando duas dezenas neste período, ÓPERAS FRANCESAS – E CANTATA O FILHO PRÓDIGO (2018 e 2023)
Ficha Técnica:
Direção Artística: Fernando de Carli
Direção musical e Regência: Guilherme do Amaral
Tenor: Etcheverry Santi Rebelatto
Barítono: Fernando de Carli
Soprano: Kalinka Damiani
Pianista: Guilherme F. Amaral
Produtor: Roniedson Rebelatto
Bailarino e coreógrafo: Alex Perusso
Bailarina: Franciele F. da Rosa
Autor: Gaetano Donizetti
SINOPSE: O “L’elisir d’amore” é uma ópera cômica de Gaetano Donizetti que conta a história de Nemorino, um camponês apaixonado por Adina, uma rica proprietária rural. Desesperado para conquistá-la, Nemorino compra um elixir do charlatão Dr. Dulcamara, acreditando que isso fará Adina se apaixonar por ele. No entanto, as reviravoltas da trama revelam que o verdadeiro amor não pode ser comprado, mas conquistado com sinceridade e dedicação. Com música cativante e personagens encantadores, esta ópera é uma celebração do poder do amor verdadeiro.
O GRUPO: Acordes e Cordas – Companhia de Ópera, Nós nos apresentamos em espaços inusitados e exclusivos, onde a proximidade dos artistas com o público amplifica as emoções e faz com que tudo pareça real. Propomos um modo novo e excitante de vivenciar uma ópera lírica. Produzimos operas famosas do repertorio Operístico Italiano em tocantes interpretações encenadas por cantores ja estabelecidos (biografias dos nossos artistas disponíveis em anexo!! Usando figurinos originais de época ou modernos, acompanhados pelo diretor musical ao piano. Com uma direção de cena moderna e adaptada a cada situação dependendo do lugar onde nos apresentamos! Procurando sempre preservar a integridade e a grandeza do enredo de cada Opera apresentada. Assim restaurando a força emocional e a plenitude total das operas encenadas, capturando a atenção do público em cerca de uma hora e um quarto de espetáculo. O segredo das nossas apresentações é a “emoção” meticulosamente explorada a todo momento durante nossas apresentações, um trabalho feito graças a capacidade e habilidade de interpretação dos nossos artistas. Nossos espetáculos vão além do mero tecnicismo, procuramos emocionar verdadeiramente nosso público. Criando imediatamente uma empatia e catarse criando um momento único durante os nossos espetáculos.
Ficha Técnica:
Direção Artística: Renato Cordeiro
Direção Musical: Priscila Malanski
Soprano: Ana Paula Machado (Adina)
Tenor: Renato Cordeiro (Nemorino)
Barítono: Douglas Hahn (Sargento Belcore)
Barítono: Divonei Scorzato (Dulcamara)
Pianista e Narradora: Priscila Malasnki
Figurinos e Assistente de Produção: Bibi Machado
Produtor e Coordenação Geral: Marcelo Lemos
Os ingressos também podem ser retirados presencialmente no CPC Arandurá, endereço: Av. Brasil, 899-1029 – Centro, Medianeira – PR
PROJETO APROVADO NO PROGRAMA ESTADUAL DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA | PROFICE DA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA | GOVERNO DO PARANÁ