fbpx

Estudantes da rede municipal de ensino conhecem pianista prodígio 

Com 12 anos de idade, Inácio Wildt é o próximo convidado do projeto Bravíssimo Concertos Didáticos

Um dos talentos mais promissores do piano nacional, o paranaense Inácio Wildt, é o convidado do próximo encontro do Bravíssimo Concertos Didáticos, projeto que pretende despertar o interesse pela música clássica instrumental. Em sua oitava aula do curso “Formando Novas Plateias em Música Clássica”, alunos e professores da rede pública de ensino de Curitiba acompanham no próximo dia 17 de outubro, no Teatro da Vila da CIC.
Com a coordenação pedagógica de Liana Justus, 250 alunos dos alunos das escolas municipais Margarida Orso Dallagassa, Joana Raksa e América da Costa Sabóia realizam exercícios de escuta e audições comparadas. 

Natural de Ponta Grossa, Inácio Wildt é filho do professor de música Francisco Wildt. Em Curitiba, aprendeu as primeiras notas por volta dos 5 anos, com a pianista russa, radicada na capital paranaense, Olga Kiun. O jovem músico também já se destacou em concursos internacionais de piano, ganhando o primeiro lugar em competições de Tel-Aviv (Israel), Alemanha e Rússia. Em 2024, Inácio venceu a vigésima quarta edição do Concurso Souza Lima, realizado de forma presencial em São Paulo. Sua última conquista foi o primeiro lugar, na categoria de 11 a 14 anos, no tradicional Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith realizado em Curitiba.

Sobre o Bravíssimo Concertos Didáticos – Ao longo do ano, já foram realizadas oito aulas formativas para estudantes e professores da rede pública de ensino para o exercício de escuta atenta e orientada. Até o final do ano, acontecem mais duas aulas para desenvolvimento do senso crítico musical e a reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelos artistas. A ideia central da iniciativa é despertar nos adolescentes o interesse pela música clássica e instrumental, ampliando seus repertórios musicais e refinando o gosto.

Em sua segunda temporada, o projeto busca agregar conhecimentos e informações básicas sobre a música clássica e com isso motivar a ida às salas de concerto. Segundo Ricardo Trento, diretor da Unicultura e idealizador do projeto, a ideia é proporcionar novas fronteiras do saber musical, juntamente com um desenvolvimento cultural. “Queremos despertar e desenvolver uma audição participativa, explorando os muitos modos de percepção através da escuta. Com isso, gerar uma interação participativa entre músicos de destaque e público leigo, criando elos associativos de simpatia e empatia”, conta Trento.

Viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, o Bravíssimo tem incentivo da Unimed Curitiba, Instituto Unimed e Laboratório Unimed

SERVIÇO:
Bravíssimo Concertos Didáticos
Data: quinta-feira, dia 17 de outubro
Horário: 14hLocal: Teatro da Vila da CIC
Endereço: Rua Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba