Concerto faz parte do festival Mia Cara e terá obras de Vivaldi, Corelli, Vitali entre outros compositores italianos
A cidade de Jaraguá do Sul recebe no próximo domingo, às 18h30, apresentação única da Orquestra de Câmara de Curitiba. Com a direção musical de Fernando Cordella e a participação especial do violinista ítalo brasileiro Alessandro Borgomanero, o concerto acontece no grande auditório da Sociedade Cultura Artística (Scar). A apresentação faz parte da programação da décima edição do Mia Cara, festival de cultura italiana promovido pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba. Os ingressos são gratuitos e podem ser solicitados em https://bit.ly/3abyPjv .
Sobre a Orquestra de Câmara de Curitiba
Fundada em 1974, como parte integrante da Camerata Antiqua de Curitiba, teve um período de dedicação exclusiva à música antiga, sob a direção do maestro Roberto de Regina. Posteriormente, incorporou a música contemporânea, estimulada pelo violinista Paulo Bosísio, que respondeu pela orientação técnica e regência do grupo de 1983 a 1985. Em 1989, passou a ser chamada de Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, dominando um repertório amplo e original, com audições brasileiras e mundiais inéditas. Em seu repertório constam obras para cordas de todos os tempos, com ênfase para a música barroca e brasileira. O grupo atua sob a direção de importantes regentes convidados e tem acompanhado renomados solistas brasileiros e estrangeiros.
Dez anos de Mia Cara
Com o mote “Salute a Tutti” (saúde para todos), a décima edição do Mia Cara 2022 retorna com eventos presenciais, de 02 a 11 de setembro, nas cidades de Curitiba, Florianópolis, Criciúma, Jaraguá do Sul e Colombo (PR). Durante dez dias, o festival oferece uma rica programação cultural com festivais de cinema, teatro, danças folclóricas, apresentações musicais, exposições, ações de gastronomia, turismo e esportes.
Realização, apoios e patrocínios
Com patrocínio da Havan, Santa Maria Papel e Celulose, Celepar e Sanepar. A realização do evento é feita pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba e pela ONG Unicultura por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura com apoio da SCAR, ENIT, ITALOCAM – Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, Sociedade Garibaldi, Sistema SESC Fecomércio Paço da Liberdade, Museu Oscar Niemeyer, Solar do Rosário, Comites Paraná e Santa Catarina, UFPR, Shopping Itália, Centro Cultural Dante Alighieri Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura – Icac, e Cine Passeio.
SERVIÇO
Mia Cara apresenta – Orquestra de Câmara de Curitiba
Data: domingo, 29/05/2022
Horário: 18:30
Local: SCAR – Grande Teatro
Endereço: Rua Jorge Czerniewicz – 160 – Czerniewicz – Jaraguá do Sul – SC
Informações: 47 3275-2477
Estacionamento Gratuito no Local
PROGRAMA
Andrea Falconieri (1585-1656)
Folias echa para mi Señora Doña Tarolilla de Carallenos.
(Il primo libro…, Napoli 1650)
Arcangelo Corelli(1653-1713)
Concerto em Ré menor “La Folia”
Arranjo de F. Geminiani, 1729
- Adagio – Allegro
- Adagio
- Vivace – Allegro
- Andante
- Allegro
- Adagio – Allegro – Adagio
- Allegro
Tomaso Vitali (1663-1745)
Chacona mm Sol menor para violino e baixo contínuo
(Arranjo para orquestra de câmara)
Niccolò Paganini(1782-1840)
Arranjo para cordas de Freddy Portilho
La Campanella
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Concerto Grosso nº 11, Op 3 em Ré menor, RV 565 (do L’Estro Armonico)
- Allegro
- Adagio e Spiccato
- Allegro
- Largo e Spiccato
- Allegro