fbpx

Projeto leva oficinas de arte e cidadania para Curitibanos

O artista paranaense Gardpam criará um mural na cidade de Curitibanos

O Fazendo Arte, Tecendo a Vida promove a preservação do patrimônio público e oferece aos estudantes da rede pública contato com as artes visuais

A partir da próxima segunda-feira (23/10), a cidade de Curitibanos recebe as ações do projeto Fazendo Arte, Tecendo a Vida. As atividades serão realizadas com turmas do Núcleo Municipal Professora Teresa Lemos Preto, que irão participar de oficina de pintura com a artista plástica Janete Mehl, oficina sobre a importância da cultura da preservação do patrimônio com a restauradora Tatiana Zanelatto e oficina de improviso com os atores da Trupe da Saúde. Os estudantes ainda terão a oportunidade de participar da confecção de uma arte, em um espaço dentro escola, com o artista Gardpam. 

Em sua quarta edição, também contará com a ação afetiva da Trupe da Saúde com familiares e pacientes no Hospital Hélio Anjos Ortiz. Ao final do projeto, o patrimônio público da cidade ganhará uma obra de arte da artista Janete Mehl que será instalada na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Curitibanos e um mural do artista Gardpam.

Sobre o Fazendo Arte – Realizada pela ONG Unicultura e a Trento Edições Culturais, a iniciativa pretende despertar nos alunos de escolas públicas dos municípios a importância da consciência histórica e com ela prevenir a propagação da depredação e o vandalismo de bens culturais tombados. As ações acontecem em cidades do Paraná: Paranaguá, Araucária, Cascavel, Matelândia, Curitiba e Foz do Iguaçu e, em Santa Catarina, nas cidades de Criciúma e Curitibanos.

Para isso, o projeto realiza oficinas de arte com sensibilização estética e educação patrimonial. As atividades de conservação e restauro e artes plásticas são ministradas pela artista plástica Janete Mehl e pela especialista em conservação e restauração de monumentos históricos arquitetônicos, Tatiana Zanelatto Domingues. Com curadoria de Élisson Silva, o projeto também prevê a criação de murais em escolas públicas com a participação de artistas plásticos e a comunidade de alunos locais.

O Fazendo Arte, Tecendo a Vida é viabilizado por meio da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução com patrocínio da Greca Asfalto, Worker, Fertipar, LAR, Berneck, BR Fértil, Random – Rodoparaná, Timber, Saporiti, Yticon, Frimesa, Sysmex e Itambé.

Sobre Janete Mehl – Artista plástica curitibana, iniciou sua carreira em 1986. Possui uma extensa obra pictórica e seus quadros figuram em coleções particulares em vários estados do País e no Exterior. Escultora, trabalha com metais, resinas, argila e outros.

Sobre Tatiana Zanelatto Domingues – Empreendedora da Tatiana Zanelatto Conservação e Restauro desde 2010. Sócia fundadora da Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (Arco.it), 2003. Com 20 anos de atuação, tem experiência em Conservação e Restauração de Pintura Parietal Artística e Decorativa, Escultura Policromada, Douramento, Stucco Marmo e Conservação de Papel. Habilidade especial em Reintegração Cromática. Tecnóloga em Conservação e Restauro de Obra de Arte Sacra e Especialista em Conservação e Restauração de Monumentos Históricos Arquitetônicos.

Sobre a Trupe da Saúde – Em atividade desde o ano 2000, a Trupe da Saúde é formada por palhaças e palhaços profissionais que realizam visitas em hospitais. Através das linguagens artísticas da palhaçaria, do improviso e da música, promovem encontros com pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. A interação provoca mudanças na lógica do ambiente hospitalar: transforma o ânimo de pacientes, aumenta a colaboração e melhora o relacionamento entre pacientes e equipes da saúde, entre diversos outros benefícios.

Sobre Fernando Ferlin – o Gardpam – É Natural de Colombo (PR), cidade da Grande Curitiba. Atua desde 2012 e já pintou em todos os estados brasileiros e em 23 países. Seu estilo combina cartum, caricatura, lettering e realismo.

S E R V I Ç O:
Fazendo Arte, Tecendo a Vida em Curitibanos (SC)
Data: de 23 a 27 de outubro
Local: Núcleo Municipal Professora Teresa Lemos Preto
Endereço: Av. Salomão Carneiro de Almeida, 1675 – Bairro Nossa Sra. Aparecida

Visita da Trupe da Saúde
Local
: Hospital Hélio Anjos Ortiz
Endereço: R. Altino G de Farias, 1832 – São Francisco

Oficinas:
– Improvisação de Teatro com Trupe da Saúde (Bruno Mancuso e Diogo Bonito)
– Oficina sobre a importância da Cultura da Preservação do Patrimônio (Tatiana Zanelatto)
– Oficina de Pintura (Janete Mehl)
– Oficina Pintura de Mural (Gardpam)