Inscrições para a 13ª edição do Edna acontecem até o próximo dia 10 de fevereiro, finais acontecem na Capela Santa Maria em Curitiba
Um dos concursos de piano mais tradicionais do país está com inscrições abertas para pianistas de todo o Mercosul. A 13ª edição do Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith busca novos talentos em quatro categorias: 07 a 10 anos, 11 a 14 anos, 15 a 18 anos e 19 a 27 anos. Além da premiação em dinheiro, o Edna também contemplará o vencedor da categoria 19 a 27 anos com uma viagem para participar do evento “Encuentros Internacionales de Piano”, que acontecerá na cidade argentina de Bariloche em janeiro de 2023.
Podem se inscrever alunos de escolas de música e pianistas residentes no Brasil e países membros do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname). A disputa acontece em duas etapas: a primeira com inscrições abertas até o próximo dia 10 de fevereiro; a divulgação dos classificados para a 2ª etapa acontece dia 31 de março. A etapa final fará parte da programação do Festival Mia Cara que acontecerá em junho de 2022, na cidade de Curitiba. O regulamento, premiação e acesso ao formulário de inscrição estão no site https://concursodepiano.com.br/
A diretora artística do Edna, Daniela Tsi Gerber, conta que o concurso pretende estimular o aluno iniciante a desafiar-se tanto na disciplina do estudo quanto na projeção da emoção e do caráter da música. “É nesse momento de palco que o pianista pode extravasar seus sentimentos em suas performances”, afirma.
Homenagem a Mozart Camargo Guarnieri (1907 – 1993)
Todos os anos, o Concurso de Piano Edna Bassetti Habith homenageia um grande compositor. Desta vez, o homenageado é Carmargo Guarnieri, o Mozart brasileiro. Nascido em Tietê/SP no dia 1º de fevereiro de 1907, filho de músicos, iniciou seus estudos musicais aos 10 anos com Virgínio Dias, a quem dedicou sua primeira peça. Começou a compor regularmente após a Semana de Arte Moderna, adotando em suas obras um estilo de características brasileiras. Faleceu logo após ter sido agraciado com o prêmio “Gabriela Mistral”, pela OEA (Washington), como “Maior Compositor Contemporâneo das Três Américas”.
Sobre Edna Bassetti Habith (1948-2002)
Foi professora de piano e órgão, durante 28 anos, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), dedicando seu talento à missão de ensinar. Natural de Curitiba, era filha do casal Waldemiro-Almelinda Bassetti. Estudou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Cajuru) onde concluiu o curso de Normalista em 1967. Em paralelo, recebeu as primeiras lições de piano com a Professora Glacy Gotardello e ingressou no curso fundamental da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1959), concluindo o mesmo como aluna da classe da professora Ingrid Seraphim.
Realização e apoios
Com apoio da Revista Insieme, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Consulado Geral da Itália em Curitiba, Habith-se e Rodoparana, o concurso é uma realização da Unicultura. O projeto foi viabilizado pela Uninter através do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
SERVIÇO:
13ª edição do Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith
Site do concurso: https://concursodepiano.com.br/Inscrições: até 10 de fevereiro de 2022
Valor da inscrição: R$ 60 (sessenta reais)
LEIA TAMBÉM: Curitibana vencedora do Concurso de piano Edna segue carreira na Europa