fbpx

Potiguar de Parnamirim vence categoria principal do Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith

Além do prêmio em dinheiro, Mateus Naamã Bezerra Duarte ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Música de Karlsruhe, na Alemanha.

A etapa final de um dos concursos de piano mais tradicionais do país conheceu seus vencedores no último final de semana em Curitiba. A competição reuniu 39 jovens pianistas de doze estados brasileiros. O processo de seleção da 14ª edição do Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith contou com a participação de mais de sessenta estudantes do Brasil e de países da América Latina. Sob a avaliação dos jurados Roberto Domingos, Danieli Longo e Jeferson Ulbrich, candidatos divididos nas categorias 07 a 10 anos, 11 a 14 anos, 15 a 18 anos e 19 a 27 anos se apresentaram na Capela Santa Maria.

Na categoria principal, de 19 a 27 anos, o vencedor foi Mateus Naamã Bezerra Duarte, 19 anos. Em sua audição, o potiguar de Parnamirim tocou obras de Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Frédéric Chopin e do compositor brasileiro, homenageado nesta edição, Edino Krieger. Além do prêmio em dinheiro no valor de R$4 mil, Mateus Naamã Bezerra Duarte ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Música de Karlsruhe, na Alemanha.

Na categoria 07 a 10 o vencedor foi Bento Camelo Lima Barros, de Maceió (AL), na faixa de 11 a 14 anos o primeiro lugar ficou com o curitibano Inácio Wildt e Patrícia Naomi Prestes Yamazaki, de Porto Velho (RO) venceu a categoria de 15 a 18 anos. Confira abaixo a relação completa dos premiados na 14ª edição do Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith.



Sobre Edna Bassetti Habith (1948-2002) – Foi professora de piano e órgão, durante 28 anos, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), dedicando seu talento à missão de ensinar. Natural de Curitiba, era filha do casal Waldemiro-Almelinda Bassetti. Estudou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Cajuru) onde concluiu o curso de Normalista em 1967. Em paralelo, recebeu as primeiras lições de piano com a Professora Glacy Gotardello e ingressou no curso fundamental da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1959), concluindo o mesmo como aluna da classe da professora Ingrid Seraphim. 

Realização, apoios e patrocínio – Com apoio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC),  Habith-se, escolas de música Duettom e Paideia, Embap, Unespar e Hotéis Mabu, o concurso é uma realização da Unicultura e Trento Edições. O projeto foi viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com patrocínio da Unimed Curitiba, Instituto Unimed Curitiba, Unimed Laboratório, Timber e Rodoparana.

Pianistas premiados na 14ª edição do Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith

Categoria 7 a 10 anos

1° lugar: Bento Camelo Lima Barros
2° lugar: Joaquim Eleoterio Buschinelli
3° lugar: Gustavo G. D. Zamboni

Menção Honrosa: Gustavo Moniz Gerniski Madruga
Melhor intérprete de obra de Compositor Homenageado, Edino Krieger: Bento Camelo Lima Barros

Categoria 11 a 14 anos

1° lugar: Inácio Wildt
2° lugar: Gabriel de Faria Beck
3° lugar: Mateus Schlickmann Philippi

Menção Honrosa: Lucas Dias Canha
Prêmio Revelação: Gabriel Motta Dabrowa Kostecki Nunes
Melhor intérprete de obra de Compositor Homenageado, Edino Krieger: Inácio Wildt
Prêmio Leilah Paiva – Melhor intérprete de música brasileira: Gabriel de Faria Beck

Categoria 15 a 18 anos

1° lugar: Patrícia Naomi Prestes Yamazaki
2° lugar: Paulo Arnaldo Colturato Duarte
3° lugar: Arthur Dante

Menção Honrosa: Mauricio Sebastián Otárola Tasaico Adrianzén
Prêmio Revelação: Gregório Espíndola da Silva

Prêmio Leilah Paiva – Melhor intérprete de música brasileira: Lorenzo Rambo dos Santos
Melhor intérprete de Bach: Théo Siqueira de Proença Singh
Melhor intérprete de obra de Compositor Homenageado, Edino Krieger: Patrícia Naomi Prestes Yamazaki

Categoria 19 a 27 anos

1° lugar: Mateus Naamã Bezerra Duarte

2° lugar: Mateus Restani Furtado
3° lugar: Giovanna Beatriz Sanches Costa

Menção Honrosa: Daniel Fernandes Carvalho Rocha e Diogo Nunes Ferreira
Prêmio Leilah Paiva – Melhor intérprete de música brasileira: Jennifer Alexandra Gomes Rodrigues Pereira
Melhor intérprete de obra de Compositor Homenageado, Edino Krieger: Mateus Naamã Bezerra Duarte
Melhor intérprete de Sonata Clássica: Mateus Naamã Bezerra Duarte

Sobre nós

A UNICULTURA nasce em 2008 da inspiração de uma pergunta: Por que mesmo com tantas reflexões filosóficas ainda repetimos as mesmas práticas, geração após geração? E como saímos deste ciclo? “Transpirando” Arte e Cultura. 

Posts recentes

Siga-nos